O que faz empresas de software não entregarem no prazo

Muitos são os problemas que ocorrem na hora da entrega do projeto de software ao cliente. Não é raro as empresas atrasarem na entrega ou, se entregam dentro do prazo, muitos pré-requisitos e funções não são atendidas e, assim, o programa volta para revisão. O que faz empresas de software não entregarem no prazo?

Entenda o porquê dessa desordem no gerenciamento e planejamento nas empresas de softwares.

Por que as empresas de software não entregam no prazo?

O processo de desenvolvimento de software é mais complexo do que se possa imaginar e muitos obstáculos inimagináveis podem aparecer.

Há uma variedade de fatores que, se não resolvidos, vão criando um ciclo contínuo de prejuízo e atraso nos trabalhos.

Quando vamos contatar a empresa de desenvolvimento de software nós dizemos qual o objetivo do projeto e, apenas com isso, queremos orçamento e tempo necessário para a entrega do projeto.

Empresas despreparadas acabam chutando o orçamento do software, pois existe uma falta de entendimento real da demanda e falta de um analista de negócios.

Ou seja, tempo e orçamento são estabelecidos sem um real conhecimento prévio. Ao desenvolver do projeto muitas dúvidas e erros surgem.

Se não há contato com o cliente, esses erros vão sendo procrastinados e na entrega final do projeto o cliente pede para revisá-lo e, por isso, acabam entregando fora do prazo.

Gerenciando um projeto de software

Uma forma de gerenciar e desenvolver softwares de maneira eficiente é focar no planejamento e abordagem dos processos empíricos, o chamado modelo ágil de desenvolvimento.

Entender o que é metodologia ágil e porque isto pode ajudar na sua empresa é importante para o processo de desenvolvimento do software.

Por conta do gerenciamento e planejamento insuficientes ao decorrer do desenvolvimento do software a empresa perde muito tempo e dinheiro, o que, muitas vezes, impossibilita o lucro do serviço prestado.

Quando a empresa de software não faz o trabalho esperado, muitos projetos são cancelados antes de terminar ou acabam custando o dobro do estimado.

Projetos e oportunidades são perdidos por conta da falta de preparação ao elaborar soluções.

Como concluir um projeto com sucesso

Na maioria das vezes, o projeto é ineficiente, porque apresenta problemas de compilação, o tempo estipulado para a solução não foi suficiente, os parâmetros exigidos pelo cliente não foram atendidos e o programa final não apresenta a visão do cliente.

Basicamente existem três tipos de caracterização para projetos de software:

  • Projetos bem sucedidos: completado no tempo e no budget (investimento) previsto.
  • Projetos modificados: o projeto foi completado, mas além do prazo e orçamento estimado, com novas funcionalidades diferentes do escopo original.
  • Projeto prejudicado: projeto cancelado durante o desenvolvimento.

Para evitar o atraso e um possível cancelamento do projeto, a empresa de software deve ter um envolvimento com o cliente, um suporte do gestor de projetos e uma declaração bem clara e detalhada dos requisitos.

Além disso, é preciso ter a possibilidade de negociar, com agilidade, a prioridade dos requisitos estabelecidos. Assim, as chances do projeto ser bem sucedido são maiores.

Sabemos que é complexo fazer a gestão interna de um software, prezando o entendimento real da demanda e uma gestão de qualidade.

Por isso, o mais recomendado é procurar empresas especializadas em software sob demanda, pois, assim, você garantirá a qualidade, entrega e o preço combinado, tudo isso sem dores de cabeça.

Devido a complexidade do serviço a empresa pode contar com parceiros que se comprometem a desenvolver suas necessidades com eficiência.

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