Muitos são os problemas que ocorrem na hora da entrega do projeto de software ao cliente.
Não é raro as empresas atrasarem na entrega ou, se entregam dentro do prazo, muitos
pré-requisitos e funções não são atendidas e, assim, o programa volta para revisão. O
que faz empresas de software não entregarem no prazo?
Entenda o porquê dessa desordem no gerenciamento e planejamento nas empresas de
softwares.
Por que as empresas de software não entregam no prazo?
O processo de desenvolvimento de software é mais complexo do que se
possa imaginar e muitos obstáculos inimagináveis podem aparecer.
Há uma variedade de fatores que, se não resolvidos, vão criando um ciclo contínuo de
prejuízo e atraso nos trabalhos.
Quando vamos contatar a empresa de desenvolvimento de software nós
dizemos qual o objetivo do projeto e, apenas com isso, queremos orçamento e tempo
necessário para a entrega do projeto.
Empresas despreparadas acabam chutando o orçamento do software, pois
existe uma falta de entendimento real da demanda e falta de um analista de negócios.
Ou seja, tempo e orçamento são estabelecidos sem um real conhecimento prévio. Ao
desenvolver do projeto muitas dúvidas e erros surgem.
Se não há contato com o cliente, esses erros vão sendo procrastinados e na entrega
final do projeto o cliente pede para revisá-lo e, por isso, acabam entregando fora
do prazo.
Gerenciando um projeto de software
Uma forma de gerenciar e desenvolver softwares de maneira eficiente
é focar no planejamento e abordagem dos processos empíricos, o chamado modelo ágil
de desenvolvimento.
Entender o que é metodologia ágil e porque isto
pode ajudar na
sua empresa é importante para o processo de desenvolvimento do
software.
Por conta do gerenciamento e planejamento insuficientes ao decorrer do
desenvolvimento do software a empresa perde muito tempo e dinheiro,
o que, muitas vezes, impossibilita o lucro do serviço prestado.
Quando a empresa de software não faz o trabalho esperado, muitos
projetos são cancelados antes de terminar ou acabam custando o dobro do estimado.
Projetos e oportunidades são perdidos por conta da falta de preparação ao elaborar
soluções.
Como concluir um projeto com sucesso
Na maioria das vezes, o projeto é ineficiente, porque apresenta problemas de
compilação, o tempo estipulado para a solução não foi suficiente, os parâmetros
exigidos pelo cliente não foram atendidos e o programa final não apresenta a visão
do cliente.
Basicamente existem três tipos de caracterização para projetos de
software:
- Projetos bem sucedidos: completado no tempo e no budget (investimento) previsto.
- Projetos modificados: o projeto foi completado, mas além do prazo e orçamento
estimado, com novas funcionalidades diferentes do escopo original.
- Projeto prejudicado: projeto cancelado durante o desenvolvimento.
Para evitar o atraso e um possível cancelamento do projeto, a empresa de
software deve ter um envolvimento com o cliente, um suporte do gestor
de projetos e uma declaração bem clara e detalhada dos requisitos.
Além disso, é preciso ter a possibilidade de negociar, com agilidade, a prioridade
dos requisitos estabelecidos. Assim, as chances do projeto ser bem sucedido são
maiores.
Sabemos que é complexo fazer a gestão interna de um software,
prezando o entendimento real da demanda e uma gestão de qualidade.
Por isso, o mais recomendado é procurar empresas especializadas em software sob
demanda, pois, assim, você garantirá a qualidade, entrega e o preço combinado, tudo
isso sem dores de cabeça.
Devido a complexidade do serviço a empresa pode contar com parceiros que se
comprometem a desenvolver suas necessidades com eficiência.
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